sábado, 15 de outubro de 2011

ESPELHO DE PAPEL


PROJETO – LIVRO ESPELHO DE PAPEL

ESPELHO DE PAPEL, este foi o projeto que a professora Lílian Oliveira Melo Dias, de Língua Portuguesa, começou, em 2006, tendo apoio total da diretora Aparecida Veloso, e apresentou neste mesmo ano, o primeiro volume, numa grande comemoração no Sesc Laces de Paracatu, colocando a Escola Estadual Júlia Camargos na vanguarda da produção de textos de alunos.

Os alunos foram convidados a participar por toda a escola. Não demorou muito para que vários alunos se entusiasmassem com a proposta e procurando os professores, foram se incorporando ao projeto. Foram assumindo a elaboração de diversos textos com diferentes tipologias. Assim, são criadas as cartas, poesias, contos, crônicas, fábulas, depoimentos, notícias, relatos pessoais e outras modalidades formando dois livros de leitura agradável e a cada página lida uma surpresa com a diversificada tipologia textual.

O segundo volume, repetindo o sucesso do primeiro, foi lançado em 2009, com outra linda noite de comemoração no Sesc Laces.

A Escola Estadual Júlia Camargos comemorou a 2ª Edição do Livro – Espelho de Papel, no dia 12/11/2009 – III Feira Litero-Cultural do Noroeste de Minas no Sesc Laces. O esforço coletivo fez com que direção, professores, alunos e equipe pedagógica  concretizassem mais um sonho, atingindo os objetivos propostos no PDE escola. Um trabalho que revelou talentos dos nossos pequenos autores de forma surpreendente. Os alunos vibraram ao trabalhar com um livro de sua autoria em sala de aula, vendo seus poemas serem recitados pela turma.

     ESPELHO DE PAPEL foi um Projeto de tanto sucesso que a escola o adotou para lançar o livro pelo menos a cada dois anos. Neste ano de 2011, apesar dos cortes no envio de verbas, estamos nos preparando para lançar o terceiro volume com as produções de 2010 e de 2011.





2 comentários: