quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PROJETO: FAMÍLIA, TRABALHO E FESTA.

PROJETO: FAMÍLIA: TRABALHO E FESTA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2012 ORGANIZAÇÃO: PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO MARAIZA APARECIDA DE CARVALHO PÚBLICO ALVO ALUNOS DOS 1° AO 9° ANO - TURNO MATUTINO E VESPERTINO. JUSTIFICATIVA O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar e familiar. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. A família é importantíssima para a preservação da espécie humana, para o equilíbrio emocional, físico, social e espiritual das pessoas. 5 OBJETIVO GERAL Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima. 5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo; -Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar; -Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família; -Orientar os alunos e pais sobre os direitos e deveres de cada um; (Conselho tutelar) -Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação; (Patrulha Familiar). -Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros. -Orientar pais e alunos sobre abuso sexual dentro e fora de casa. (Palestrante e música-Estáquio). DESENVOLVIMENTO -Filmes; -Músicas; -Concurso de frases, desenhos e paródias, desenvolvido pela Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio: Categoria A: alunos do 1° ano concurso de desenhos; Categoria B: alunos do 2° e 3° ano concurso de frases Categoria C: alunos do 4° e 5° ano concurso de frases Categoria D: alunos do 6° e 7° ano concurso de frases Categoria E: alunos do 8° e 9° ano concurso de Paródias METODOLOGIA -Adaptar filmes sobre a família; -Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, partindo do tema; -Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças; -Criar desenhos da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...; DURAÇÃO Este projeto foi desenvolvido no mês de julho e finalizando no mês de agosto. Sendo que no dia 10 de agosto aconteceu uma culminância com palestra e músicas para pais e alunos. AVALIAÇÃO Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente. CONCLUSÃO Todos querem o melhor para nossas crianças. Sonhamos para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida profissional e pessoal. Para que esses sonhos possam tornar-se realidade, nossas crianças precisam desenvolver-se cada vez mais e melhor. Pesquisas mostram que o envolvimento da família na vida escolar das crianças é fundamental. A família é capaz de despertar o interesse e a curiosidade delas e incentivar a sua aprendizagem. Por isso, o seu compromisso é indispensável. Esperamos que com esse projeto possamos mostrar a nossos pais a importância deles estarem presentes no cotidiano escolar de seus filhos. CULMINÂNCIA: Palestra com Polícia Militar: o envolvimento da Patrulhar familiar na escola. Conselho Tutelar: a obrigação dos pais pela educação dos filhos. José Estáquio: Alerta com o abuso sexual dentro e fora de casa e cantou belas músicas para alegar a noite. Apresentações de danças, paródias, brincadeiras da cadeira, a dança da maçã, estourar chiclete e balão.