terça-feira, 11 de junho de 2013

PROJETO MESA ALFABÉTICA-SALA DE RECURSO


1    UNIDADE ESCOLAR
         Escola Estadual Júlia Camargos. Situada na Rua: Landim, 77- Bairro Paracatuzinho. Telefone: (38) 3671-6557. Diretora Dione Costa Adjuto Salustiano.

  2   TEMA
                                                                                
PROJETO EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

  2.1  SUBTEMA
       
  MESA EDUCACIONAL ALFABETO


3- ORGANIZAÇÃO

 PROFESSORA:  Elenice Conceição Ferreira Rosa.


 4     INTRODUÇÃO 


A Mesa Educacional é composta por um computador e o módulo Painel Eletrônico que, juntos, são gerenciados pelos Softwares Alfabeto (Linguagem) e E-blocks Math (Matemática).
O trabalho com a mesa aumenta a interação da criança com seus pares (grupo de trabalho de até 06 crianças), o que favorece a troca e o compartilhamento das ideias e hipóteses. É mais uma possibilidade de colocar em prática conceitos como os de solidariedade e de respeito aos saberes e à pessoa do outro. Além disso, o uso dos blocos facilita a compreensão da atividade, o que torna a aventura de aprender ainda mais divertida.
As crianças trabalham com dois softwares, são eles: o Alfabeto, que possui atividades de conhecimento da língua portuguesa desde o contato com as letras até a construção de textos mais complexos; e o E-blocks, que trabalha conceitos matemáticos de lógica e de classificação, conhecimento dos numerais, das operações matemáticas etc.

5    JUSTIFICATIVA

Colocando a tecnologia à serviço da aquisição da linguagem escrita, a Mesa Educacional Alfabeto, foi desenvolvida visando atender desde o início do processo de alfabetização e letramento de nossos alunos, até sua consolidação, através de três níveis de atividades partindo do reconhecimento de letras e construção de palavras até o trabalho mais complexo com textos.
A Mesa Educacional vem atender a necessidade da escola, de ter ferramentas e instrumentos para melhorar a aprendizagem. Irão trabalhar com softwares educacionais específicos e isso com certeza, vão facilitar e inovar o ensino. Para obter um bom resultado, é importante utilizar as mesas educacionais para reforçar os conteúdos vistos em sala de aula, é preciso integrar os dois ambientes: sala de aula e laboratório. As mesas são uma ferramenta a mais à disposição do professor para apresentar os conteúdos aos alunos.
Mesa Educacional Alfabeto tem sido utilizada com grande efetividade na educação de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e na educação especial, o que a torna altamente inclusiva atendendo até mesmo autistas.

 6    OBJETIVO GERAL


Oferecer um ambiente diferenciado de aprendizagem, onde os alunos aprendem a reconhecer letras, construir palavras, ler, escrever, interpretar textos e muito mais.

6.1    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*    Estimula o aprendizado colaborativo em pequenos grupos.
*    Contém sistema de gerenciamento de alunos.
*    Oferece recursos para professores que incluem lições, plano de aula, descrição de atividades e flashcards com figuras e palavras.

*    Reconhecer letras,
*    Construir palavras,
*    Ler,
*    Escrever,
*     Interpretar textos,
*    Fixar as atividades em sala de aula,
*    Ampliar vocabulário,
*    Auxiliar na compreensão de textos,
*    Melhorar a dicção; e muito mais.

7     DESENVOLVIMENTO

            Inicie mostrando a mesa alfabeto para os alunos, contando que eles vão conhecer e explorar um software novo que vai ajudar todos a aprenderem a ler e escrever. Começando pelos cubos com letras e deixando-os tocarem e olharem,e desafiando-os.Após deixar que os alunos experimentem completar algumas palavras,vendo o que acontece a cada vez que colocam a letra.O importante é despertar a curiosidade para o conhecimento e a exploração do material.Essa atividade de exploração pode ter uma duração variável dependendo do interesse dos alunos.
            Embora parecendo uma simples brincadeira, essa atividade possibilita que a criança explore o potencial dos materiais, acostuma-se a eles, aprende a conhecê-los.

8   METAS A ATINGIR

A integração entre o material concreto e o software proporciona a aprendizagem de conteúdos curriculares de diversas áreas do conhecimento;
*    O desenvolvimento de habilidades fundamentais,
*     Como criatividade,
*     Raciocínio lógico,
*    Organização espacial,
*     Coordenação motora,
*    Expressão oral e escrita,
*     Resolução de problemas, entre outras.
Cada mesa foi desenvolvida para permitir o trabalho colaborativo de até seis crianças, proporcionando um ambiente de interação e socialização.

9    Organização da avaliação

 A ação pedagógica precisa ser constantemente avaliada e reestruturada, para que possa cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo, sendo assim, nosso projeto levará em conta a observação e a participação dos alunos sob os seguintes aspectos:
*      Interesse; atenção; participação; concentração;
*      capacidade de identificação as letras;
*      Agilidade e destreza no jogo.
O professor precisa ser o mediador da aprendizagem, e é por isso que o professor é muito importante no processo de ensino-aprendizagem, de nada adianta deixar um aluno diante de um computador e esperar que aprenda tudo sozinho, ou seja, fazer dos recursos tecnológicos um aliado importante para a prática pedagógica no dias atuais.
Acredito na Educação! Acredito em Gente! E como já dizia Paulo Freire: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Por isso é que, do ponto de vista gramatical, o verbo ensinar é um verbo transitivo – relativo. Verbo que pede um objeto direto – alguma coisa – e um objeto indireto – a alguém”. Acredito que os nossos alunos precisam de uma formação sólida e significativa, utilizando o seu conhecimento de mundo, principalmente esse mundo tecnológico pelo qual eles nasceram e cresceram.


“Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)

SALA DE RECURSO DA ESCOLA ESTADUAL JÚLIA CAMARGOS-





Postado pela professora Maraiza Carvalho

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