ORGANIZAÇÃO: PROFESSORA MARAIZA APARECIDA DE
CARVALHO
APOIO:DIRETORA DIONE E VICE-DIRETORA GLÁUCIA
“Construir um
ambiente de paz dentro das escolas, originando atitudes de respeito,
colaboração e compreensão, entre alunos, professores e comunidade
escolar; focando as diferenças, e os valores que fazem do universo escolar, um espaço múltiplo da formação de
caráter e da personalidade do educando, que permitem desenvolver uma cultura
humanizada, com ações pautadas nos temas geradores de cada bimestre”
PÚBLICO ALVO
Ensino Fundamental I e II - turno matutino e vespertino
APRESENTAÇÃO
Nós, educadoras, devemos nos
comprometer com a construção da cidadania através do desenvolvimento de valores
essenciais no mundo em tempo de profunda violência que assusta toda sociedade.
Elaboramos este projeto sobre a PAZ através do qual promoveremos ações efetivas
dentro da escola, na família, na rua, no bairro e na cidade. Sabemos que somos
instrumentos de construção de um mundo mais harmônico. Se houver PAZ na nação,
com certeza haverá PAZ no mundo, na escola.
Vivemos em uma era de
violência; sofremos violência cada vez maiores e com mais constância.
Assistimos quotidianamente manifestações de violência. A violência entra em
nossas escolas, em nossas casas, em nossas vidas, nossos valores, nossas
famílias e nosso comportamento.
A
violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos
valores e acabou formando adultos sem referências de cidadania e de respeito
pelo próximo. A violência é a marca de uma sociedade excludente( que exclui em
todos os sentidos, até afetivos).
JUSTIFICATIVA
Diante
desse quadro atual da realidade é imprescindível que sejam tomadas atitudes
capazes de conscientizar a sociedade sobre a importância dos valores humanos no
combate a essa violência que assola a convivência entre os nossos alunos.
Sabendo
que o ser humano tem sua base na família e continuidade de seu desenvolvimento,
na escola, justifica-se a aplicação desse projeto pedagógico com o desafio de
trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões
práticas do cotidiano com a realidade social excludente, desenvolver o senso de
respeito, justiça, solidariedade, responsabilidade social e acima de tudo a PAZ
dentro da escola.
Podemos
perceber que quando você humilha um aluno você o está chamando para um duelo. A
violência ocorre quando não é mais possível conversar tem que haver diálogo na
escola, nos CRAS, nos Conselhos Tutelares, temos que trabalhar unidos, para que
a PAZ possa voltar no nosso espaço
escolar. A conversa é um caminho para a PAZ.
Os conflitos de fora da escola desaba dentro da
escola. Esse jovem, esse aluno violento não tem como mudar de escola, de
endereço, sem que você possa fazer algo para ajudá-lo, já que o seu meio não
está dando essa oportunidade em sua vida. Devemos trabalhar a relação interior
desse aluno.Trabalhar uma conciliação. Não há aprendizagem em um ambiente
violento, precisamos mudar. Maximinizar esse
conflito. Gentiliza gera gentileza.
A paz pode ser praticada
em nosso dia a dia quando não nos omitimos, buscamos sempre o diálogo, mantemos
a calma, revemos nossos preconceitos. A paz se constrói a cada dia por cada um
de nós! Para praticar a paz não basta não fazer mal, não brigar, não matar. A
paz não é apenas um discurso, mas um percurso!
Esse PROJETO é importante,
afinal, a paz não deve estar presente somente no âmbito escolar, mas sendo
praticada por todos, ao longo da vida. É assim que se constrói um mundo melhor!
OBJETIVO GERAL
Possibilitar
situações para que o educando possa desenvolver os valores humanos existentes
no seu ser, para que este possa interagir de forma integral, participando e
agindo, dentro de uma moral e ética responsável contribuindo para uma relação
verdadeira permeada por princípios morais.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abertura será em maio no Dias das Mães com uma palestra sobre a Valorização, respeito e paz na família.
Ao final
do segundo bimestre apresentações de danças e teatro ( cada professor das áreas
específicas, escolherão uma turma para apresentações dos temas desenvolvidos em
sala de aula, através de danças, teatro, músicas, murais).
METODOLOGIA
Os valores a serem
trabalhados deverão envolver todas as áreas de conhecimento com atividades que
despertem a reflexão destes. O professor poderá aproveitar-se ocasiões do
cotidiano como uma noticia de jornal, um desentendimento entre alunos em sala
de aula, um acontecimento na comunidade referente ao tema trabalhado, bem como
ocasiões planejadas pelo professor.

























INTERDISCIPLINARIDADE
Todas as atividades serão
trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina,
integrando-os de forma a se complementar no decorrer do semestre. O projeto está sendo desenvolvido com todas as turmas dos turnos
matutino e vespertino da escola, seguindo a programação abaixo:
Prof. Português
Tema: Paz na escola
Prof. Matemática
Tema: Paz na sociedade
Nas aulas de Matemática a Professora Zânia do turno matutino confeccionou o MASCOTE DA PAZ, utilizando formas geométricas como: paralelepípedos, cubo e esfera.Foi proporcionado um momento de reflexão a Paz na Sociedade.Ao iniciar as aulas a professora trabalha sempre com uma frase, oração ou mensagem da Paz, fazendo com os alunos reflita sobre suas atitudes dentro e fora da sala de aula.
A Professora Nair de Matemática, do turno matutino confeccionou um mural com seus alunos, utilizando corações de colmeia com papel de seda e frases sobre a Paz.
Prof. Ciências
Tema: Paz interior/Paz na Escola
A Professora Daniela de Matemática em suas aulas no 6° ano Amor confeccionou com os seus alunos a Mandala da Paz utilizando sementes e grãos da nossa região.
Tema: Paz interior/Paz na Escola
Prof. História
Tema: Paz na Diversidade/Paz na sociedade
A Professora Ariane de História trabalhando os temas sugeridos em suas aulas com as turmas Turmalina, Sabedoria, Compreensão e Harmonia, confeccionaram um mural com o tema: Árvore da Paz na Diversidade/Paz na Sociedade. Inicia todos os dias em suas aulas um momento de reflexão com frases da e oração da Paz.
Prof. Inglês
Tema: Paz interior /Paz no Mundo
A Professora de Inglês Daucione esta preparando seus alunos do 7° ano Sucesso um coral com a música We are the Worl para apresentarem no encerramento do projeto.Os alunos e professores estão se empenhado para que a apresentação seja um sucesso no dia.Também trabalha frases e orações espontânea sobre a Paz ao iniciar suas aulas.
Profª.Ensino Religioso
Prof. Inglês
Tema: Paz interior /Paz no Mundo
A Professora de Inglês Daucione esta preparando seus alunos do 7° ano Sucesso um coral com a música We are the Worl para apresentarem no encerramento do projeto.Os alunos e professores estão se empenhado para que a apresentação seja um sucesso no dia.Também trabalha frases e orações espontânea sobre a Paz ao iniciar suas aulas.
Profª.Ensino Religioso
Tema: Paz na família
A Professora Maraiza montou o mural do Projeto: Vamos Construir Juntos! A Paz, com a colaboração das alunas Carla do 7° ano Sucesso, Taciane e Tatiene do 7° ano União e a Professora Ariane de História turno matutino.
PAZ
A Professora de Ensino Religioso, Maraiza este bimestre está trabalhando em suas aulas músicas sobre a Paz, onde os alunos possam refletir, pensar e dedicar através delas um momento com Deus. As músicas são: A Paz de Roupa Nova que abrirá o momento de Paz no encerramento com todos os alunos do turno vespertino cantando, Paz pela Paz de Nando Cordel, Diga Sim à Paz de Eliana, Paz e Luz de Padre Reginaldo Manzotti e Thiaguinho, A Paz Reinará de Anjos de Resgate e A Paz é a Gente que Faz de Xuxa, os alunos estão amando esse momento de louvor nas aulas.
A Professora Maraiza montou o mural do Projeto: Vamos Construir Juntos! A Paz, com a colaboração das alunas Carla do 7° ano Sucesso, Taciane e Tatiene do 7° ano União e a Professora Ariane de História turno matutino.
A Professora Maraiza também está preparando os alunos: Felipe, Flávia e Júlia do 7° Sucesso para apresentarem no encerramento a História: Achei a Paz através de Fantoche.
A Professora Maraiza também está trabalhando poesias em suas aulas com o tema: Paz, um total de 46 poesias com os alunos do 6° e 7° ano vespertino. Algumas delas as outras serão publicadas no livro Espelho de Papel da Escola:
Autor:
Vitória Emilly
6°
Amor
Professora:
Maraiza Ap. Carvalho.
Ensino Religioso
A Paz é sempre bom
Ter muita tranqüilidade
É ter um pouco
De privacidade.
A violência está demais,
Queremos tranquilidade
E um pouco de Paz.
Para ter Paz
Tem que ter Deus no coração,
Acreditar no milagre
E tomar posse meu irmão.
Mãe matando filho
Irmão matando irmão,
Ninguém agüenta mais,
Queremos um pouco de
Paz
PAZ
Autor: Tainá Nascimento Silva.
7° Sucesso
Professora: Maraiza Ap. Carvalho.
Ensino Religioso
Paz é a vida,
Paz é o amor,
Paz é um mundo sem violência
E sem carência.
Nós queremos a Paz,
Temos que buscar é ajudar
No mundo para que temos um
mundo
Sem violência e com boas
aparências.
Isso que é a Paz é um mundo
Sem violência e sem drogas
no mundo,
Paz é um mundo com amor e
esperança!!!
A Professora Maraiza de Ensino Religioso convidou a Presidente do Conselho Tutelar para falar sobre o E.C.A. Os direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola. Ela falou que: O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção, a aplicação de medidas sócio-educativas, do Conselho Tutelar, e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os alunos da escola sob a coordenação da Conselheira Josy apresentaram uma peça, sobre os Direitos e Deveres dos alunos. Falou também sobre a delegacia de menor que abriu em Unai, em Paracatu chegou um delegada para menor também.E falou para os alunos que querem todos em bom caminho que não querem ver eles em situações que já muitos em outras cidades.
A PROFESSORA IRENE DE ENSINO RELIGIOSO, em suas aulas está trabalhando texto com mensagens sobre a Paz, criando cartazes com os alunos com frases também da Paz e expondo na escola os trabalhos dos alunos do turno matutino.
A Professora Maraiza de Ensino Religioso convidou a Presidente do Conselho Tutelar para falar sobre o E.C.A. Os direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola. Ela falou que: O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção, a aplicação de medidas sócio-educativas, do Conselho Tutelar, e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Os alunos da escola sob a coordenação da Conselheira Josy apresentaram uma peça, sobre os Direitos e Deveres dos alunos. Falou também sobre a delegacia de menor que abriu em Unai, em Paracatu chegou um delegada para menor também.E falou para os alunos que querem todos em bom caminho que não querem ver eles em situações que já muitos em outras cidades.
A PROFESSORA IRENE DE ENSINO RELIGIOSO, em suas aulas está trabalhando texto com mensagens sobre a Paz, criando cartazes com os alunos com frases também da Paz e expondo na escola os trabalhos dos alunos do turno matutino.
Tema: Paz no meio ambiente
Prof. Geografia
A Professora de Geografia Vânia Lúcia Luiz Xavier, trabalhando o Projeto em suas aulas utilizou como Tema: A origem na Violência, tendo em vista que a violência em escala mundial nas escolas, foi elaborado um trabalho de pesquisa em grupo com os alunos do 6° ano Amizade, na tentativa de melhorar a inter-relação entre os alunos e professores e também promover a Paz na escola.Os trabalhos foram feitos em cartolina e exposto nos corredores da escola.
Prof.
Arte
Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito
Tema: Paz no meio ambiente/Paz no trânsito
Sala de Recurso-Professora Elenice
Tema: Paz no mundo/Paz na Escola
A Professora Elenice também aderiu ao projeto, com seus aluninhos está desenvolvendo em suas aulas fábulas como: Os Três Porquinhos, depois de ouvirem, comentarem, discutirem sobre a fábula, eles criam os desenhos e pintam utilizando tintas guache. Também utilizaram as telhas para se expressarem a Paz diante de tantas violências que os cercam em seu dia a dia.
Prof. Educação Física
Tema: Paz no esporte
Prof. 1° ao 5° ano
Tema:
Paz na Escola/ Paz na Família/ Paz no Mundo.
As professoras do Ensino Fundamental I, Alzira do 5° ano, Noraneide do 3°ano,
Sandra do 4° Ano e Cristiene do 4° ano trabalhou o filme CJ7 O BRINQUEDO MÁGICO,
com o autor Stephen Chow (Kung-Fusão, Kung Fu Futebol Clube) interpreta Iron,
um pai amoroso e pobre que trabalha tantas horas que mal tem tempo para ficar
com seu jovem filho. Sem meios para comprar o brinquedo da moda que seu filho
pede com insistência, Iron leva para casa um "bichinho de estimação”
misterioso que encontra em meio ao lixo. Quando descobrem que a criaturinha
fofa é na verdade um extraterrestre que adora se divertir e pode realizar
feitos incríveis, tanto o pai quanto o filho aprendem lições importantes que
mudaram suas vidas. Uma ficção científica encantadora que cativará toda a
família.Mostrar para os alunos que não importa o que temos dentro de casa
e sim a Paz interior, que por onde vamos levaremos conosco.
A Professora Cristiane também com seus aluninhos do 2° ano, preparou a sala de aul com belas mensagens de Paz, crachá para os alunos ao saírem da sala de aula com o símbolo da Paz a "Pomba", a harmonia reina nesta sala de aula.
A PAZ
Autor: Wandley Ruan Oliveira Silva
3° ano Begônia
Professora: Priscila Aurelina dos
Santos.
Viver
aquilo que
A
gente sonha,
Nem
sempre é tão fácil,
Mas
nunca deixe de SONHAR
É o inicio
de
Toda
realidade.
E a
Paz realiza os seus sonhos,
Só
tem PAZ.
A PAZ NA ESCOLA
Autor: Hellen Karolliny Reis
3° ano Begônia
Professora: Priscila Aurelina dos
Santos.
A
Paz na escola
Ninguém
pratica
Ninguém
gosta
Será
que ninguém gosta da Paz?
Eu
gosto dela
E
você gosta dela também?
Eu
tenho Paz no coração
Eu
tenho Paz em todo lugar
Só
não tem Paz
No
mundo dos marginais.
As Professoras, Neidimar, Cristiana e Priscila trabalhando o projeto em suas aulas, levaram seus alunos ao cinema na escola com o filme: A INVASÃO DAS SALVITAS.
AVALIAÇÃO
Por considerar a
avaliação como um processo contínuo, ela acontece através da verificação do
desenvolvimento das atividades e das ações propostas para saber se estão ou não
contribuindo para a mudança de atitudes de violência e comportamentos
indisciplinares do alunado.
Cada professor, dentro das necessidades específicas de sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.
Cada professor, dentro das necessidades específicas de sua disciplina, determinará os aspectos avaliativos que deverá utilizar.
“Tentar e falhar é, pelo menos,
aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter
sido.” Geraldo
Eustáquio
Postado pela Professora: Maraiza Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário