domingo, 5 de maio de 2013

FOR PAZ_Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede’

A troca de experiências é um importante instrumento de promoção da paz no ambiente escolar. A partir dessa troca é possível reconhecer na experiência do outro uma alternativa para a solução de diferentes problemas. É com esse pensamento que cerca de 400 educadores e parceiros da Secretaria de Estado de Educação (SEE) participam, entre os dias 24 e 25 de abril, do ‘X Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e Articulação em Rede (Forpaz)’.  Os participantes do Fórum representam os 15 municípios pertencentes à jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Paracatu.
Durante o Fórum, a diretora da Escola Estadual Júlia Camargos, em Paracatu, Dione Costa Adjuto Salustiano, apresentou aos participantes as iniciativas que desenvolve na escola e que promovem a interação com a família. A escola participa do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e desenvolve diferentes atividades que envolvem a comunidade.  No contraturno das aulas e nos finais de semana, a instituição oferece oficinas de coral, violão, percussão, teclado e flauta, além de Jiu Jitsu.
 “A comunidade gosta muito das oficinas e participam bastante. A iniciativa proporciona a socialização com a comunidade. E a partir do momento que a comunidade está presente na escola, ela passa a cuidar mais do espaço”, afirma Dione Costa Adjuto Salustiano.
Cerca de 400 educadores e parceiros da SEE participam do Fórum. Foto: Divulgação SEEDurante a abertura do Fórum, a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires, ressaltou a importância da integração entre escola e comunidade escolar. “Observo aqui a presença de representantes das redes estadual e municipais de Educação e também de demais órgão. Acredito que essa integração  observada aqui o Forpaz será um sucesso na jurisdição”, afirma.
Forpaz
O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, criado em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012.
Participaram do FOR PAZ: A Diretora Dione, a vice diretora Gláucia, as Professora Maraiza e Núbia.

Postado pela Professora: Maraiza Aparecida de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário